Escritório de Advocacia: saiba como funciona e como avaliar.
 

Conteúdo

Terceirização de Departamentos JurídicosEscritório de Advocacia: saiba como funciona e como avaliar.

Todo mundo sabe o que é um advogado e que um escritório de advocacia é o local de trabalho dos advogados. No entanto, nem todo mundo sabe como funciona internamente uma consultoria jurídica e nem como avaliá-la. Acompanhe esse conteúdo e fique por dentro!

Escritório de Advocacia

Escritório de advocacia: por que a sua empresa precisa de um?

Muitas pessoas quando pretendem abrir um negócio, pensam: “minha empresa precisará de um escritório de advocacia”. Afinal, se você é um empresário ou está no mundo dos negócios, com certeza já deve ter se deparado em algum momento com uma questão “legal” para resolver.

Quando pensamos em uma consultoria jurídica estamos pensando, sobretudo, em prevenção de riscos legais.

E é sobre atender as necessidades judiciais e legais no âmbito dos negócios que vamos tratar a seguir, para esclarecer porque é importante que as empresas contem com um escritório de advocacia – e como escolher a assessoria jurídica adequada para a sua empresa.

O que avaliar em um escritório de advocacia

É sempre importante avaliar um escritório de advocacia não apenas pelo seu tamanho, pela referência do nome e grau de confiabilidade. Também é necessário avaliar a sua disponibilidade em prestar as informações que seu negócio necessita e, principalmente, a credibilidade dos seus advogados.

Ao contratar uma assessoria jurídica externa, as empresas devem saber quais são as suas reais necessidades, como por exemplo, se estas são com base na prestação de serviços de assessoria e consultoria, preventiva ou contenciosa.

Dentro dessa ótica, o empresário deve conhecer o seu negócio de tal forma que saiba se no seu dia a dia há preponderância das demandas na elaboração e análise de contratos em geral ou no contencioso, seja em processos nas esferas administrativa e judicial. Há, ainda, as demandas relacionadas às questões societárias como constituição, incorporação, fusão, aquisição e, por fim, a dissolução de empresas.

Mas, mais importante do que tudo isso é a visão de prevenir processos, afinal, salvo raras exceções, estes são custos para a empresa e devem ser evitados.

Os escritórios especializados em Due Diligence e Compliance normalmente se destacam neste quesito, já que estas são estratégias muito utilizadas pelas empresas que buscam o crescimento.


Escritório de advocacia ou jurídico interno?

Até aqui já vimos que é indispensável para as empresas que pretendem ter sucesso em seus empreendimentos, fazer um aprimorado acompanhamento jurídico.

Mas a dúvida que surge é: seria melhor contratar uma assessoria jurídica externa ou ter um departamento interno e dedicado na prevenção e resolução dos problemas de sua empresa?

Independentemente da escolha feita, a empresa conseguirá garantir maior estabilidade nos negócios realizados, pois, contar com a assessoria jurídica adequada favorece a segurança nos negócios e tranquilidade da empresa.

No entanto, é sempre importante avaliar alguns prós e contras entre ambos os modelos de atendimento jurídico, para entender se a melhor opção seria um escritório de advocacia ou departamento jurídico interno. Veja alguns pontos a considerar:

 

Vantagens de um departamento jurídico na empresa:

  • Em um departamento jurídico dentro da empresa há uma maior disponibilidade dos profissionais já que seu único cliente é o próprio empregador. Isso favorece um acompanhamento mais próximo do cotidiano.
  • Um departamento jurídico tende a se fazer mais presente na rotina interna da empresa, conhecendo o cenário mais facilmente.

 

Vantagens de um escritório de advocacia:

  • Contratar um escritório de advocacia pode reduzir os custos com local físico para implantação de um setor jurídico, além dos custos com a contratação de funcionários como o pagamento de salários e todos os direitos trabalhistas (férias, 13º salário, abonos e FGTS);
  • Dependendo do número de demandas e a especificidade das causas, um escritório terceirizado poderia atender a empresa de forma mais eficaz, devido ao número de profissionais e especialistas em diversas áreas do direito, disponíveis para atender as ocorrências do dia a dia;
  • A contratação de um escritório de advocacia é menos burocrática que a contratação de funcionários e tende a gerar uma maior estabilidade dos serviços já que passa a ser da assessoria – e não da empresa – a responsabilidade por manter quadro de pessoal qualificado..

Vale salientar que muitas empresas atualmente contam com um sistema híbrido, ou seja: possuem um departamento jurídico ou um profissional da área jurídica e, também, contam com um escritório de advocacia de apoio.

Assim, sempre há um funcionário em período integral dentro da empresa, que está em pleno contato com o escritório, agilizando todo o trabalho necessário e, em paralelo, conta-se com a mão de obra externa, normalmente especializada em determinados assuntos.

Como um escritório de advocacia pode ajudar na redução de custos

Com certeza, contar com uma consultoria jurídica mensal de um escritório de advocacia ajudará a sua empresa a reduzir custos e, muitas vezes, poderá até mesmo eliminar problemas em potencial, na análise prévia de empreendimentos e contratos.

Um escritório de advocacia pode, ainda, alertar sobre irregularidades como possíveis problemas com fornecedores, como a elaboração de regulamentos internos ou mesmo a redução de ações trabalhistas e fiscais.

Um bom escritório, com profissionais experientes, pode auxiliar todas as necessidades jurídicas da empresa, não apenas conciliando e mediando, mas prevenindo.

Conclusão

Com o apontamento das vantagens e detalhamento da importância de contar com a assessoria jurídica de um escritório de advocacia em sua empresa, fica claro que esse tende a ser um ponto crucial para garantir o sucesso em seus negócios.

Afinal, no dia a dia das empresas, além de cuidar da produção, serviços e orbrigações financeiras, há a necessidade de atuar em diversas tratativas legais e jurídicas. Assim, contar com uma assessoria especializada ajudará significativamente a empresa a resolver os problemas do dia a dia de forma assertiva.

Um escritório de advocacia que atenda as expectativas de sua empresa não será aquele que cuida somente dos processos judiciais, com zelo e esmero, mas aquele que consiga prevenir a existência das demandas, prevenindo-as antes da judicialização, sobretudo alertando o empresário, de forma antecipada, sobre os riscos de cada negócio jurídico.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco ou mande sua mensagem diretamente em nosso WhatsApp.


BELO HORIZONTE/MG

Avenida do Contorno, 6.594, 7º Andar
Bairro Savassi
(31) 3086-3786

SÃO PAULO/SP

Av. Das Nações Unidas, 8.501, 17º Andar
Bairro Pinheiros
(11) 3522-7753

© 2018 Garcia de Oliveira Advogados • Advocacia Empresarial • Desde 2005

WhatsApp chat
Bitnami