Você está feliz com o setor de compras da sua empresa? Veja como melhorar a eficácia do seu procedimento de compras.

Hoje em dia, a competitividade é algo cada vez mais crescente no universo empresarial.

Assim, as empresas buscam diariamente estratégias para sobressaírem no mercado e, em razão disso, passaram a valorizar mais todos os setores que as compõem.

Com essa mudança de visão, algo que ganhou destaque foi o procedimento de compras, uma vez que interfere diretamente e significativamente na área produtiva e financeira da empresa.

Este artigo irá ajudar você a potencializar a eficiência do setor de compras e consequentemente possibilitar mais lucro e sucesso para sua empresa.

Por que sua empresa deve ter um setor de compras?

Não há dúvida de que o procedimento de compras está ligado ao financeiro da sua empresa, afinal, comprar, em uma definição simples, é adquirir algo mediante pagamento.

Assim, ter um setor próprio para realizar compras é imprescindível não apenas para o adequado controle da estrutura funcional, mas também para a saúde financeira de qualquer empresa, pois se relaciona diretamente com dinheiro.

Desse modo, o setor próprio para compras é fundamental, pois é ele que terá capacidade de conhecer as empresas fornecedoras de forma detalhada, buscar os melhores produtos, preços e condições de pagamento e fornecimento.

Indiscutível que o procedimento de compras, com setor próprio e pessoas qualificadas, possibilitará maior eficiência e, consequentemente, maior competitividade da empresa no mercado.

Saiba quais os principais riscos para a empresa que não possui um setor de compras estruturado

Muitas empresas associam o setor de compras apenas com a ideia de comprar produtos.

Contudo, essa é uma ideia totalmente equivocada. O setor de compras da empresa, para ser eficiente, não deve apenas comprar produto, mas sim fazer um profundo estudo de mercado antes de efetivamente adquirir qualquer produto para a empresa.

Com isso, um dos problemas que o setor de compras pode enfrentar é o baixo desempenho de fornecedores.

O mercado, hoje em dia, infelizmente, lida com muitas empresas que não prezam por qualidade no serviço e dos produtos que fornecem, fato que pode influenciar diretamente nas finanças da sua empresa caso uma dessas empresas seja sua fornecedora. Já pensou nisso?

Em vista disso, antes de comprar produto de qualquer empresa, é importante pesquisar o desempenho da fornecedora no mercado, ou seja, se é uma empresa ativa, bem avaliada e com saúde financeira.

Outro risco operacional bastante relevante no procedimento de compras ocorre quando se contrata fornecedora que atrasa a entrega dos produtos.

Não é surpresa para ninguém que o atraso na entrega de alguma mercadoria pode comprometer o relacionamento com os clientes, uma vez que esse atraso também pode afetar a entrega ao cliente.

Já pensou que situação constrangedora perder um cliente por culpa de atraso de entrega de fornecedor?

Pois é, pior que essa situação é corriqueira. Há um caso conhecido no mercado de uma fabricante de tênis que perdeu um contrato milionário com uma loja porque a sua fornecedora entregou os cadarços com atraso.

Em virtude do atraso pela fornecedora, a fabricante de tênis não conseguiu entregar as mercadorias na loja da forma como haviam pactuado, perdendo o prazo contratual e, consequentemente, tendo que suportar elevada multa e ainda enfrentar um processo judicial.

Veja como é desgastante e quanto prejuízo uma fornecedora pode ocasionar para sua empresa se for escolhida sem critérios.

Outro problema bastante comum na contratação de empresa fornecedora pelo departamento de compras é a divergência de qualidade de materiais.

O que adianta encontrar uma fornecedora com preço baixo se o material fornecido não possui qualidade?

Já parou para pensar que comprar produto sem qualidade pode gerar aumento dos gastos, em face da possibilidade de ressarcimento ao cliente, pagamento de indenização, além de nova compra do produto de outro fornecedor?

Diante disso, é fácil concluir que, se deseja a saúde financeira da sua empresa, é fundamental avaliar o desempenho e atualizar os cadastros das empresas fornecedoras.

Portanto, não se prive de conhecer ao máximo a empresa que está contratando para fornecer produtos, pois ela interferirá diretamente em todos os campos da sua empresa, sobretudo no financeiro. Busque o lucro.

Eficiência no setor de compras 

Você já percebeu que o setor de compras da empresa possui interferência direta no sucesso da corporação?

Por isso, ter alguns cuidados na contratação de fornecedores é absolutamente fundamental.

Primeiramente, o setor de comprar deve ser formado por pessoas qualificadas, que entendam o objetivo final da empresa e que possuam visão estratégica.

Com a equipe formada, o próximo passo é estruturar o setor, determinando primeiramente as funções que deve desempenhar.

É obrigação do setor de compras encontrar os melhores fornecedores, ou seja, deve realizar uma pesquisa detalhada das empresas fornecedoras, verificando sua conduta no mercado, qualidade dos produtos, tempo de entrega, preço, capacidade financeira, entre outros critérios.

Ademais, devem ser analisadas as reais necessidades das empresas, buscando comprar somente o necessário, com qualidade, bom preço e boa forma de pagamento.

Fazendo isso, a empresa estará buscando maior eficiência no resultado das compras, o que favorece o seu desenvolvimento no mercado.

Amparo Jurídico no setor de compras da sua empresa 

Você já percebeu o quanto o setor de compras é importante para o desenvolvimento da sua empresa. Então, que tal agora contar com uma ajuda para estruturar esse setor?

Para que o setor de compras propicie o sucesso do seu negócio, é preciso que ele tenha processos bem definidos e executados de forma fiel.

Que é preciso ter cuidado na contratação de um fornecedor você já sabe, mas como fazer com que essa pesquisa de fornecedor seja feita dentro de um padrão eficiente?

A resposta pode ser contar com a assessoria jurídica de um escritório de advocacia empresarial.

O nosso escritório possui um serviço que ajuda a entender o funcionamento da sua empresa, indicando o que está certo, o que deve ser mantido e o que deve ser alterado para atingir maior eficiência no setor de compras.

Literalmente, desenhamos o processo de como deve funcionar o setor de compras da sua empresa, priorizando qualidade e eficiência.

Após, ajudamos a colocar o setor de compras em efetivo funcionamento, quebrando os gargalos existentes e possibilitando apenas a contratação de fornecedores de qualidade.

Contratando o nosso serviço de assessoria jurídica, sem dúvida, os riscos da contratação de um fornecedor sem capacidade para atender aos seus anseios serão evitados e, consequentemente, a saúde financeira da sua empresa estará garantida. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.