Consultoria em direito corporativo auxilia a sua empresa a se tornar grande

Consultoria em direito corporativo auxilia a sua empresa a se tornar grande

direito corporativo

Garanta a segurança do seu negócio contando com um escritório especializado em direito corporativo

Consultoria em direito corporativo e a saúde financeira das empresas

É inquestionável a importância da assessoria jurídica para empresas que desejam ter os riscos diminuídos e estabelecer um planejamento empresarial de sucesso.

E uma imprescindível opção para a segurança empresarial é o suporte prestado por um escritório especializado em direito corporativo que também possua experiência nos mais variados tipos de relações e litígios de natureza empresarial.

 

Sucesso empresarial aliado à atuação jurídica

Mas será que o fato de muitas empresas não alcançarem o sucesso no seu objetivo está ligado à ausência do apoio de um escritório de direito corporativo?

Sem dúvida que a resposta a essa questão é sim.

Muitas vezes, a falta de sucesso de uma empresa começa na simples decisão de abri-la sem ter conhecimento suficiente da legislação sobre o assunto. Além disso, é frequente a falta de conhecimento técnico do empresário para identificar possíveis cláusulas abusivas nos contratos fechados por sua empresa.

Assim, com a presença de consultores especializados no setor corporativo, os empresários poderão dispor de profissionais capazes de entender a finalidade da empresa, em quais localidades deseja atuar, entre outros dados.

Tendo acesso a informações mais detalhadas sobre o empreendimento, o consultor poderá orientar melhor o empresário.

 

Que tipo de orientação pode ser feita?

Iniciada a empresa, a importância da assessoria de um escritório de direito corporativo não cessa. Pelo contrário, torna-se ainda mais essencial, pois várias orientações são necessárias durante o desenvolvimento da empresa.

Existem diversas problemas que podem e devem ser prevenidos através do jurídico.

Podemos citar como exemplo a prevenção de estagnação da cadeia de produção através da interrupção de fornecimento por fornecedores. Já imaginou se um fornecedor simplesmente não entrega a matéria-prima no prazo previsto? A assessoria jurídica pode apoiar não apenas na seleção de fornecedores mas, também, no estabelecimento de itens de controle definidos em contrato.

Podemos citar, também, a questão de incidentes cibernéticos: já imaginou se sua base de dados hoje for “sequestrada” virtualmente? O jurídico consegue apoiar a empresa neste ponto ao estabelecer regras contratuais de prevenção a ataques e, além disso, de backup de dados.

Mas as questões não ficam aí. As orientações podem versar sobre mudanças na legislação, como evitar roubos, fraudes ou corrupção dentro da empresa, tratamento de crises e preservação do valor da marca, além de questões cotidianas como a contratações de funcionários, questionamentos de pagamentos de tributos, celebração de contratos, defesa judicial, etc.

Em verdade, são inúmeras as questões em que a advocacia corporativa se faz essencial.

Um negócio realizado pela empresa pode sofrer diversas bifurcações ao longo do seu desenvolvimento, as quais devem ser tratadas individualmente por profissionais especializados.

Para isso, escritórios de direito corporativo dotados de experiências variadas possuem alta capacidade de apresentar soluções assertivas, dimensionando riscos.

É possível até mesmo antever discussões judiciais e extrajudiciais, ampliando-se, assim, as chances de sucesso do negócio.

 

O custo/benefício

Porém, grande parte dos empresários não opta pela contratação de um escritório especializado por pensar que este serviço acarreta uma despesa mensal maior para empresa.

Contudo, tal viés é equivocado pelo simples fato de que um acompanhamento jurídico ajuda a evitar diversos gastos. Contratar um escritório de direito empresarial é como ter um “plano de saúde” para a sua empresa, mas com uma diferença: você necessariamente irá utilizar ele em caráter preventivo – e não apenas quando a sua empresa “adoecer”.

Deixar de investir neste ponto é um equívoco importante pois, na grande maioria dos casos, o custo de lidar com o problema não prevenido supera significativamente o valor da contratação de um escritório especializado. São gastos referentes a ações e condenações judiciais, com negócios jurídicos mal celebrados, entre outros.

Certamente, o auxílio de um escritório especializado gera maior segurança para a empresa, evitando diversos tipos de problemas.

Importante destacar que o sonho da maioria dos empresários ao iniciar uma empresa é que um dia ela se torne de grande porte.

A correta estruturação societária e a realização de negócios utilizando os meios legais disponíveis para redução de custos e aumento dos lucros também são elementos essenciais ao sólido e contínuo desenvolvimento da empresa.

 

Quando a terceirização é necessária

direito corporativo

O problema que impede muitas empresas de atingirem o status de grande porte reside na visão de que, para economizar, o empresário acaba adotando soluções caseiras para as demandas referentes a questões administrativas da empresa.

É a figura da “auto-medicação-jurídica“! O empresário se utiliza de “documentos-padrão” pensando estar protegido e só descobre o tamanho do problema quando ele ocorre.

Aqui no escritório brincamos com esse tipo de solicitação com a seguinte comparação: já pensou se você for a uma consulta médica e ao final da consulta, sem que você tenha sido examinado, lhe entreguem uma “receita-padrão”?

É mais ou menos isso que ocorre com o “contrato-padrão” e as “receitas caseiras”. Pode até ser que dê certo, mas se der errado pode gerar um problema impossível de ser solucionado (ou pelo menos pode custar muito dinheiro!).

Esse perfil de empresário costuma negligenciar a essencialidade da análise jurídica, acreditando na boa-fé da outra parte. Se você está lendo este texto até aqui é porque concorda com essa visão!

Portanto, a palavra que fortemente pode definir uma grande empresa é planejamento. Cabe, assim, destacar a importância de um departamento jurídico e do papel do advogado especialista na prevenção de riscos.

O empresário que conta com o apoio de um profissional jurídico está mais protegido em suas escolhas do que aquele que decide sozinho.

Essa diferença de conduta irá garantir à empresa maior segurança jurídica e lucratividade em seus negócios, com menor possibilidade de falhas e maiores chances de crescimento.

O investimento em uma assessoria jurídica repercute positivamente no balanço da empresa, uma vez que tende a ser muito menor que os gastos decorrentes de decisões erradas.

 

Pesquisas apontam:

Destaque-se a pesquisa publicada em 2011, encomendada pela OAB/GO e elaborada e executada pela Market sciense – Ciência de Mercado, a qual apurou que, nas Empresas de Pequeno Porte, o índice das que possuem assessoria é 73%; nas empresas de Médio Porte, esse percentual sobe para 96% e, nas Empresas de Grande Porte, o percentual de empresas que possuem assessoramento alcança 100%.

Assim, é importante interpretar objetivamente os dados e constatar que a assessoria jurídica é essencial ao planejamento empresarial, promovendo segurança nas relações, impulsionando o êxito da empresa e criando condições para que se ela se torne de grande porte.

O advogado especializado faz com que a empresa trabalhe da forma mais acertada possível, respeitando as leis vigentes, reduzindo problemas e buscando aumentar os lucros.

Assim, proporciona melhores e maiores resultados, auxiliando o empresário a atingir o objetivo de ter uma empresa grande, bem-sucedida.

Conclui-se, portanto, que o escritório especializado é o braço direito de um empresário que busca segurança jurídica e sucesso nos negócios.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

 

Você Tem Uma Dúvida Específica em Sua Empresa?
Pergunte para a Gente, É Grátis:

Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!

Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.

Junte-se a 3.247 Inscritos em Nossa Newsletter

E receba em 1a. mão as novidades do nosso blog

Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.