Você tem ou já teve problema com o seu prestador de TI? A manutenção em computadores na sua empresa é feita assim que você detecta um problema ou o suporte demora para te atender? Leia este artigo e saiba como resolver.
A tecnologia e suas previsões
A informática vem fazendo várias aplicações de serviços, seja na indústria ou até mesmo na Medicina. O computador desktop (modelo tradicional) e o notebook são equipamentos básicos de quaisquer empresas, muitas das quais trabalhando com sistemas de grande impacto para aplicações de prova, solicitações de serviços, confirmações de demandas, mensuração de dados vitais, entre outros …
Para que a implementação da informática seja um sucesso, é preciso analisar diversas decisões e variáveis para que, futuramente, a ferramenta não vire sua inimiga.
Esse sistema extraordinário consegue otimizar seu tempo, reduzir o número de pessoas necessárias para determinada atividade e estabelecer uma ligação entre pessoas e o mundo tecnológico. Uma vez conectadas, as empresas podem vincular seus produtos e serviços, o que irá resultar em um aumento gradativo de renda e na consolidação do sucesso no mercado.
No entanto, o que muitos não sabem é que esses sistemas têm falhas que podem acarretar sérios prejuízos. Contratos assinados de forma displicente, sem previsão de manutenção adequada, backups, SLA e vistorias periódicas, podem se tornar uma grande dor de cabeça.
O sistema tecnológico pode virar seu inimigo
Para enxergamos melhor os riscos que esses sistemas tecnológicos podem trazer, vamos contar um breve acontecimento, que pode suceder com qualquer empresa.
FDC Empreendimentos é uma empresa especialista em certificar profissionais da saúde. Seus clientes buscam um título de especialização. Para isso, inscrevem-se no site da empresa para um exame de suficiência, que lhes daria o almejado certificado.
Certo dia, seus alunos se inscreveram no exame desejado, realizando todos os procedimentos previstos no contrato. Diversos alunos se deslocaram de estados diferentes e foram para onde seria realizada a prova.
Para a realização das provas, a FDC Empreendimentos contratou uma empresa que a realizaria (a Provas e Concursos Ltda), que deveria disponibilizar todos os equipamentos de informática necessários para a realização dos exames.
No dia marcado, os clientes foram informados de que o exame seria adiado para o período da noite, tendo em vista falhas nos sistemas de informática de aplicação da prova. Então, os alunos retornaram à noite e foram informados de que os problemas nos computadores e máquinas ainda persistiam, motivo pelo qual a prova seria cancelada, sendo necessário reagendar nova data para aplicação do exame.
Diante disso, podemos enxergar que a falha não foi da FDC Empreendimentos e sim da Provas e Concursos Ltda, responsável pelo serviço de informática prestado. Mas o fato em si – o cancelamento das provas – acabou ocorrendo.
Independente do resultado, a dúvida que fica é: o que a FDC poderia ter feito e que evitaria o cancelamento? Como proceder diante desses acontecimentos? Nesse sentido, vamos trabalhar ao longo do texto, orientando sobre procedimentos adequados e preventivos, visando evitar falhas futuras.
Monitoramento é seu primeiro passo para a Manutenção em Computadores
Muitos pensam que é só contratar o serviço e tudo estará resolvido, que não precisam realizar nenhum outro procedimento. No entanto, para inibir falhas, riscos ou até mesmo ter um sistema funcionando constantemente, é preciso monitorar – e esse monitoramento é feito através de um elemento simples: a criação de um cronograma no contrato.
Se o contrato possuísse um cronograma, poderiam ter sido estabelecidas etapas de testes de estresse do sistema de informática, em forma de simulação. Se isso ocorresse, é bem provável que o colapso teria sido verificado na fase de testes e a manutenção dos computadores teria se dado de forma preventiva, evitando o cancelamento das provas.
O cronograma contratual – que precisa ser planejado e, evidentemente, monitorado – é a primeira ferramenta jurídica útil à garantia do funcionamento de um sistema de informática.
SLA, Backup, Seguros e Vistoria Periódica
Um SLA ou, em português, Acordo de Nível de Serviços, é um contrato ou conjunto de cláusulas que têm por objetivo estabelecer condições mínimas de garantia de uso do serviço.
O tempo de disponibilidade é inerente aos contratos de prestação de serviços de TI – afinal de contas, terceiriza-se esse tipo de contratação justamente para se ter uma alta taxa de tempo disponível e mínima manutenção em computadores. Logo, este é o segundo ponto contratual a ser observado.
Além disso, há também a questão dos backups: em caso de falha do sistema central, é importante que o contrato preveja a proteção aos dados. Existem casos em que empresas foram à falência (ou quase) por conta de falhas nos seus sistemas de informática aliados à inexistência de backups.
Vale à pena, também, exigir do prestador que possua garantias contratuais que podem ser fianças, garantias reais ou seguros de responsabilidade civil já que os danos sofridos costumam ser de grande monta.
Vale à pena considerar, também, a previsão contratual de vistorias periódicas no sistemas de informática. Assim como fazemos com nossos carros, nada melhor para evitar a manutenção em computadores do que realizá-las preventivamente, evitando com que o problema venha a acontecer.
Esses 3 pontos (o backup, a exigência de seguros e as vistorias de rotina) são questões essenciais e que precisam figurar em um contrato bem elaborado sob pena de expor a sua empresa a riscos que poderiam ser reduzidos com uma precisa atuação do seu jurídico.
Tenha sempre um Plano B para a Manutenção em Computadores
Mesmo se acautelando dos itens acima, cada situação merece uma análise de um plano de contingência (o famoso “plano B”). E se tudo der errado e a manutenção em computadores não estiver sendo eficaz ou for realizada fora do prazo razoável?
É essencial que uma alternativa esteja prevista contratualmente para o caso de uma eventualidade negativa.
No exemplo que citamos acima, da FDC Empreendimentos, se o contrato tivesse previsto que a Provas e Concursos Ltda. deveria aplicar exames escritos em case de pane no sistema de informática a prova não teria sido cancelada – e os prejuízos decorrentes deste fato não existiriam.
É claro que os exemplos não se esgotam nestes citados mas, uma coisa é certa: não temos mais dúvidas de que ao sucesso dos POP´s de manutenção em computadores está intimamente ligado ao Departamento Jurídico.
Um profissional especialista pode te ajudar
Todos os itens apresentados podem ser amparados na lei. Um contrato bem feito pode evitar diversos problemas e assegurar cláusulas essenciais ao bom desenvolvimento do contrato.
Se você não se resguardar quanto a contratação de seus fornecedores de informática, pode ter problemas no relacionamento com seus clientes, prejudicando a reputação da empresa.
É preciso se organizar e planejar para que os sistemas de informação não se tornem seu pior pesadelo.
Nesse sentido, o nosso escritório pode te ajudar a evoluir, proporcionando um entendimento melhor ao assinar um contrato novo ou até mesmo indicando eventuais falhas no atual.