- Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho: como definir?
- Conheça os principais riscos para as empresa que não adotam essa prática
- Por que devo prevenir os riscos ?
- A importância de gerenciar Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
- Amparo jurídico para gerenciar Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Conheça os riscos advindos da falta de cuidados com a segurança e saúde no trabalho da sua empresa.
Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho: como definir?
Primeiramente, iremos começar respondendo a uma pergunta aparentemente simples, mas que gera dúvidas em muitas pessoas: o que é Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho?
Saúde Ocupacional, em síntese, é a prevenção de doenças e demais problemas que possam se originar no ambiente de trabalho, interferindo diretamente na saúde do funcionário.
A Segurança do Trabalho, por sua vez, busca a proteção do trabalhador, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Nesse sentido, ambas são aliadas, buscando prevenir e controlar situações de risco, para proporcionar um ambiente ocupacional seguro e saudável para as pessoas.
Portanto, possuir uma gestão em relação à saúde ocupacional e à segurança do trabalho é fundamental para obter benefícios para sua empresa. Indiscutivelmente, um ambiente saudável e seguro propicia o bem estar de todos os funcionários, ocasionando resultados benéficos para a sua empresa.
Conheça os principais riscos para as empresa que não adotam essa prática
Algumas empresas só se preocupam em obter resultados, esquecendo de dar a devida atenção ao ambiente de trabalho e aos seus funcionários. Será que essas empresas terão sucesso?
Não é segredo para ninguém que a obtenção de bons resultados está diretamente relacionada com o ambiente e com a satisfação dos funcionários, com a prevenção de acidentes, bem como a segurança e com a saúde do trabalho.
Uma empresa que não se preocupa com o seu ambiente laboral e com as pessoas certamente terá grandes dificuldades para alcançar sucesso. Por essa razão, é muito importante conhecer os riscos que podem atingir a empresa que não possui gerenciamento em relação à segurança e à saúde do trabalho.
Um dos principais problemas e talvez o mais “simples” de ser resolvido diz respeito ao armazenamento de documentos dos funcionários. Muitas empresas se preocupam apenas em contratar os funcionários, deixando de lado a importância da “burocracia do papel”, ou seja, não armazenam os documentos relativos aos funcionários, o que pode gerar uma dor de cabeça sem tamanho no futuro.
Já pensou se o funcionário sofre um acidente dentro da empresa e/ou se entra na justiça e a sua empresa não possui sequer documentos relativos ao mesmo para buscar a isenção de qualquer responsabilidade? Sem dúvidas, um transtorno imenso que poderá influenciar em diversos setores.
Outro problema diretamente relacionado ao já mencionado é a inspeção e o acompanhamento dos funcionários. O não armazenamento de documentos de forma eficiente dificulta a possibilidade de inspeção e de acompanhamento de cada funcionário, inviabilizando a efetiva segurança e saúde no trabalho.
Diante disso, é fácil concluir que o gerenciamento, no que diz respeito ao ambiente de trabalho e às pessoas, é um importante aliado para que a empresa possa ter controle dos funcionários e do ambiente de trabalho, o que implica a prevenção de acidentes e proporciona segurança e saúde no trabalho.
Por que devo prevenir os riscos ?
A falta de gerenciamento de saúde ocupacional e de segurança do trabalho poderá acarretar problemas graves para a sua empresa, como, por exemplo, acidentes, insalubridade, periculosidade e falta de avaliação de riscos.
Para falar desse ponto, cabe citar uma frase bastante conhecida: “é melhor prevenir do que remediar”. Contudo, ainda existem no mercado algumas empresas que não prezam pela prevenção. Por falta de gerenciamento, oferecem aos seus funcionários um ambiente insalubre, com periculosidade e propício a acidentes.
Já imaginou o transtorno que isso pode acarretar na relação com os seus funcionários caso algum deles adquira uma doença em razão do ambiente laboral? Sem dúvidas, um funcionário que for acometido por doença laboral poderá ajuizar ação trabalhista, buscar receber indenização, gerar insatisfação em outros funcionários, receber multa em razão de denúncia do MPT (Ministério Público do Trabalho), o que pode afetar toda a estrutura da empresa.
Hoje em dia, ainda é muito frequente encontrar empresas que não dão a devida importância à segurança e à saúde do trabalho.
Por exemplo, citamos o caso de uma empresa de renome, produtora de aços planos inoxidáveis. A mesma recebeu multa no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) por expor seus funcionários ao calor excessivo e por não proteger adequadamente os maquinários.
Sem dúvida, essa multa impactou diretamente a saúde financeira da empresa e poderia ser ainda pior, caso algum funcionário tivesse sofrido algum acidente em razão desse ambiente insalubre e com periculosidade. Isso ocorreu porque não foi feito o gerenciamento de prevenção de acidentes, de segurança e saúde no trabalho.
Portanto, não deixe de ter na sua empresa uma gestão de saúde ocupacional e de segurança do trabalho, pois ela interferirá diretamente em todos os campos da sua empresa, inclusive – e principalmente – no financeiro.
A importância de gerenciar Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Não é mais novidade para você que o gerenciamento de segurança e saúde no trabalho é extremamente importante para a sua empresa.
A empresa que possui um processo de gerenciamento de maneira eficiente conseguirá ter vantagem competitiva no mercado, uma vez que terá maior garantia de que a sua equipe estará satisfeita, o que sem dúvidas interfere diretamente nos resultados operacionais.
A empresa que consegue repassar ao funcionário uma imagem de “cuidado com o próximo” acaba gerando reciprocidade, fazendo com que os funcionários também se tornem mais cautelosos e respeitosos com os bens da empresa.
Outro fruto importante desse tipo de gerenciamento é a preocupação e o respeito ao cumprimento de normas, prevenindo processos trabalhistas e multas decorrentes de fiscalização. A gestão, ainda, permitirá que haja redução nas faltas ao trabalho, redução de custos com saúde, redução de perdas financeiras, aumento da produtividade, dentre outros.
Dessa forma, a empresa estará buscando uma maior eficiência dos funcionários, o que favorece o seu desenvolvimento e o seu reconhecimento no mercado.
Amparo jurídico para gerenciar Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Já demonstramos a você que segurança e saúde no trabalho são fundamentais para o sucesso da sua empresa. Assim, contar com um apoio jurídico para gerenciar e evitar os problemas é, sem dúvidas, um ótimo caminho.
A contratação de escritório de advocacia para auxiliá-lo no gerenciamento de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho oferecerá à sua empresa um núcleo de gestão dedicado, com experiência em assessoria, que ajudará a prevenir os problemas ligados aos seus funcionários e ao ambiente laboral.
Sem dúvidas, os problemas serão evitados e a satisfação dos funcionários será maior e, consequentemente, o sucesso da sua empresa também.
Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:
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