A função do advogado é resolver problemas? Evitá-los também!

A função do advogado é resolver problemas? Evitá-los também!

função do advogado

Qual a função do advogado dentro de uma empresa? Como ele pode contribuir para o sucesso do meu negócio? Tire suas dúvidas sobre as funções de um advogado.

Em razão da facilidade em realizar pesquisas virtuais, algumas pessoas acreditam que podem resolver sozinhas seus problemas jurídicos.

Afinal, se estou com alguma dúvida jurídica basta eu digitar no site “GOOGLE” e pronto, dúvida esclarecida, correto? Claro que não.

Sem dúvidas uma pesquisa virtual não traz segurança pois não analisa o contexto global do problema – e nem sempre está correta, o que justifica a importância do advogado.

Sendo assim, neste artigo iremos te ajudar a entender melhor a função do advogado e mostrar porque ele é tão importante para o sucesso da sua empresa.

A importância do advogado

O advogado é indispensável à administração da justiça, possuindo uma importância muito grande na formação da sociedade, uma vez que busca garantir e preservar direitos em um meio que está cada dia mais complexo e burocrático.

É um profissional que possui ampla experiência e conhecimentos para análise de riscos jurídicos, o que propicia maior segurança jurídica e consequentemente redução de problemas.

Assim, embora o mundo esteja cada dia mais evoluído, o advogado não perde a sua importância, pelo contrário ela é ainda mais intensificada. As empresas que possuem melhores níveis de organização, normalmente, são aquelas que possuem um advogado fixo ou terceirizam seus serviços através de advocacia de partido.

Afinal, com a ajuda de um advogado ficará mais fácil e mais seguro decifrar favoravelmente as inúmeras informações que você e sua empresa estão expostos diariamente.

A função do advogado exercida em prol do crescimento da minha empresa

Hoje sabemos que a existência de processos burocráticos nas empresas é cada vez maior.

Por exemplo, cabe destacar que o Brasil, é o país onde mais se gasta tempo para lidar com a burocracia tributária no mundo. De acordo com o relatório divulgado pelo Banco Mundial no ano de 2017, as empresas gastaram, em média, 1.958 horas por ano para cumprir todas as regras do Fisco, o que é assustador.

A função do advogado então, é ser a base de segurança jurídica para qualquer empresa, traçando cenários e propondo soluções que evitem problemas futuros ou minimizem os prejuízos quando eles forem inevitáveis.

Uma empresa que conta com os serviços jurídicos tende a ter os riscos reduzidos, uma vez que as decisões são tomadas somente após um intenso estudo, o que ajuda direcionar e atingir maior assertividade e lucratividade.

“Problemas não solucionados” e “lucros” são expressões antagônicas: a lucratividade é atingida na medida em que os obstáculos são superados e as metas atingidas. A função do advogado é encurtar o tempo e reduzir os recursos necessários à solução desses problemas.

Desta forma, é indiscutível que a função do advogado é agir dentro da empresa de forma a auxiliar diretamente em todos os processos internos, reduzindo os problemas de organização de conteúdo jurídico, diminuindo o tempo gasto com questões burocráticas e auxiliando na tomada de decisões e proporcionando segurança jurídica aos negócios.

Advocacia preventiva aliada ao sucesso empresarial

Portanto, a função do advogado é essencial para oferecer segurança jurídica, velocidade, agilidade e eficiência nos negócios, nos limites legais.

Então, é esperado que uma empresa que conta com um acompanhamento jurídico adequado tende a ter um crescimento acelerado no mercado uma vez que apresentará decisões mais corretas e coerentes aos seus anseios e poupará valiosos recursos e tempo na solução de problemas que foram evitados.

Apesar da clareza desse raciocínio, algumas empresas ainda insistem na ideia de contratação de advogado para tentar consertar os problemas e não evita-los, ou seja, a busca por um profissional do Direito acontece quando o problema já tomou forma, seja para entrar com uma ação judicial ou para se defender.

Porém, essa cultura que se abstém de ser preventiva acaba por acarretar inúmeros problemas para empresa o que na maioria das vezes gera um grande desfalque no caixa.

Qual a importância da função do advogado?

Para ilustrar a importância e função do advogado para o seu negócio, cabe destacar a história de um cliente que buscou a nossa assessoria jurídica para o auxiliar na abertura e manutenção de uma empresa de prestação de serviços de limpeza.

Essa assessoria só foi contratada porque, anteriormente, o mesmo cliente havia criado uma empresa prestadora de serviços de vigilância, sem contar com o apoio de advogados e, por problemas jurídicos, teve que fechar as portas.

Por não ter um advogado acompanhando a empresa anterior, aquela era surpreendida todos os dias com problemas decorrentes de insegurança jurídica, uma vez que recebia cobranças de tributos inesperadas, reclamação de clientes por má-prestação de serviços, problemas de desorganização interna, atraso nas entregas dos fornecedores, dentre outros.

Ademais, por terem desconhecimento da lei, não cumpriram de forma correta com as obrigações trabalhistas, deixando de pagar os adicionais previstos em lei, o que levou a empresa de vigilância a responder por diversos processos na justiça.

Assim, com inúmeros processos cíveis e trabalhistas, a empresa se viu com cada vez menos capacidade financeira para permanecer do mercado.

A situação, ainda, foi agravada quando a mesma foi surpreendida com a visita de um fiscal da receita, o qual autuou a empresa a pagar valores exorbitantes, uma vez que a empresa nunca havia pago os tributos de forma correta.

Sem dúvidas, todos estes fatos poderiam ter sido evitados se a empresa contasse com um auxílio jurídico em relação a questões tributárias, organizacional, trabalhistas.

Diante deste cenário, é fácil constatar que a empresa de vigilância acabou por fechar as portas.

Sucesso na abertura da empresa: entenda a função do advogado

Desta feita, este cliente através do seu próprio erro aprendeu a importância de contar com o auxílio de um advogado para ter sucesso em seus empreendimentos.

Assim, antes de abrir a segunda empresa de prestação de serviços de limpeza, contou com a ajuda do nosso escritório. Fomos responsáveis por levantar informações importantes sobre o mercado em relação a clientes, concorrentes e fornecedores e, com isso, elaboramos um mapa de riscos jurídicos.

Somente de posse de um mapa de riscos jurídicos elaborado é que a empresa foi iniciada.

Resultados com a contratação de um advogado

Hoje, a empresa, continua contando com o nosso suporte jurídico na tomada de decisões, na elaboração de estratégias, na redação e revisão de contratos, em análise de riscos, em questões tributárias, em organização de setores internos, entre outros.

E sabe qual a situação atual desta empresa no mercado? Hoje a empresa possui lugar de destaque no mercado não só em razão dos seus lucros, mas em razão de toda a sua estrutura organizacional, para a qual o jurídico contribuiu enormemente.

Assim, é importante destacar que sem planejamento e manutenção organizacional não há sucesso e a principal forma de planejar, analisar, se manter organizado e antecipar riscos, se dá com a contratação de um advogado, o qual possui o objetivo de analisar as principais atividades e peculiaridades da empresa, e, com isto, definir as prioridades jurídicas.

Contratando um advogado

Já demonstramos a você que a função do advogado é fundamental quando se busca alcançar o sucesso no seu empreendimento.

A assessoria na empresa por meio de advogado é importante, pois o mesmo fará presente nas decisões diárias da empresa, contribuindo de maneira efetiva em várias situações, sobretudo, prevenindo problemas.

Com um advogado dando suporte na rotina da empresa, o empresário ficará cada vez mais resguardado sob a ótica legal, evitando futuras dores de cabeças surpresas e consequentemente evitando desfalques no caixa.

Agora que você já conhece sobre a importância e a função do advogado para a sucesso da sua empresa, não deixe de contar com esse serviço.

Cabe destacar que, sem dúvidas, a contratação de advogado através de terceirização de escritório de advocacia empresarial é o melhor caminho para se obter uma assessoria jurídica empresarial, uma vez essa modalidade de contratação conta com profissionais especializados em múltiplas disciplinas, prontos para ajudar a sua empresa.

Não tome decisões que envolvam riscos jurídicos sem consultar um profissional da área: é melhor (e mais barato) prevenir do que remediar. A advocacia preventiva é, sem dúvidas, menos onerosa e mais eficiente para o seu negócio.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

 

Você Tem Uma Dúvida Específica em Sua Empresa?
Pergunte para a Gente, É Grátis:

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!