Assessoria tributária: Invista o capital da sua empresa de forma consciente

Assessoria tributária: Invista o capital da sua empresa de forma consciente

assessoria-tributaria

Será que você está pagando mais tributos do que deveria? Já sofreu com contratos abusivos? Se já passou por isso, saiba que há uma maneira de evitar essas situações. Veja como a assessoria tributária pode te ajudar.

Conheça as vantagens que uma Assessoria Tributária pode fazer pela sua empresa

Atualmente a grande parte da receita financeira de uma empresa brasileira é consumida por tributos, uma vez que o Brasil é um dos países que possui a maior carga tributária sobre empresas no mundo.

Logo não é difícil ouvir relatos de empresários que fecharam as portas por não conseguirem pagar tantos impostos.

Realmente, a carga tributária sobre as empresas brasileiras – independente do porte (pequena, média ou grande) – é altíssima.

Por esse motivo, muitos empresários optam por encerrar suas atividades ou burlar o sistema tributário. Contudo a segunda opção pode trazer danos inimagináveis que podem, inclusive, culminar na primeira opção.

Uma solução para o pagamento exagerado de tributos é a consultoria tributária, que tem como objetivo reduzir o pagamento de tributos de uma empresa dentro da perspectiva legal, ou seja, a redução será feita dentro do que permite a lei.

Como trabalha uma Assessoria Tributária?

A consultoria tributária vai sempre trabalhar dentro daquilo que a lei permite, evitando assim futuras autuações e multas que podem reduzir a zero o capital social da empresa.

Neste sentido a consultoria irá analisar a estrutura da empresa, identificando pontos de possíveis otimizações e até mesmo realizar uma reestruturação societária. A finalidade é reduzir os custos administrativos e principalmente diminuir o pagamento de tributos, tudo isso primando pela legalidade.

Além disso, a consultoria tributária irá avaliar quais são os riscos de determinadas transações tributárias, tentando minimizá-las ao máximo.

Importante ressaltar que uma consultoria que possui profissionais experientes no assunto, pode reduzir os riscos das transações tributárias, evitando uma possível autuação fiscal. Isso aumenta consideravelmente a assertividade das soluções.

Uma consultoria tributária também realiza o benchmarking”, comparando soluções aplicadas em várias empresas. Se deu certo para uma empresa, porque não aplicar na sua?

Logo, se uma tentativa de redução de tributos foi bem sucedida em uma determinada empresa, conhecendo a estratégia utilizada naquela empresa, o consultor poderá aplicá-la em outros clientes, visando alcançar os fins almejados pelo empresário.

Logo, uma consultoria tributária traz inúmeras vantagens para as empresas que dela se beneficiam. Ela visa diminuir a carga tributária da empresa, dentro dos limites da lei, para que o dinheiro que seria gasto com tributos possa ser reinvestido na empresa, aquecendo a economia, aumentando a margem de lucro do negócio.

Uma Assessoria Tributária representa ganho em uma empresa?

Quando se fala em qualquer tipo de assessoria o empresário logo pensa: “assessoria demanda custo”. Tal afirmativa está correta se pensarmos no desembolso imediato, uma vez que uma boa assessoria realizada por profissionais competentes demanda sim investimentos.

Contudo, os valores aplicados na assessoria, principalmente na tributária possuem impacto positivo de natureza dupla, atuando como uma balança de dois pesos. Se por um lado à assessoria representa uma despesa na receita da empresa, esse custo é minimizado pela economia gerada pela prevenção.

assessoria-tributaria
assessoria-tributaria

Existem outras vantagens que a Assessoria Tributária oferece?

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar os ganhos que uma assessoria tributária pode trazer para seu empreendimento no sentido de prevenir riscos.

A assessoria tributária atua de forma preventiva, ou seja, evita determinadas transações tributárias que futuramente podem ser objeto de autuação fiscal. Vale lembrar que uma autuação pode consumir todo ou grande parte do capital da empresa.

Além disso, os gastos com uma autuação fiscal vão muito além da multa ou do pagamento do próprio tributo. Envolvem ainda as despesas com honorários de advogados e contadores, além do dispêndio de tempo para acompanhar a fiscalização.

Logo, uma empresa que possui uma assessoria tributária competente reduz os riscos de operações arriscadas, aumentando a segurança jurídica de suas transações tributárias.

Portanto, os gastos com a assessoria tributária são diluídos na prevenção a autuações fiscais, que gerariam inúmeras despesas além do pagamento do tributo em si.

Uma assessoria constante possibilita que o advogado responsável por assessorar a empresa enxergue várias possibilidades de planejamento tributário.

Por estar constantemente envolvido com a sociedade, o advogado consegue entender quais são os anseios e dificuldades que a empresa apresenta. Pode sugerir e criar várias formas de planejamento tributário, todas de acordo com a sua necessidade.

Sendo assim, é fácil perceber que o valor investido em uma assessoria tributária sempre retorna a empresa, seja em forma de prestação de serviço de qualidade, seja como prevenção de futuras despesas.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

 

 

Você Tem Uma Dúvida Específica?
Pergunte para a Gente, É Grátis:

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!

Junte-se a 3.247 Inscritos em Nossa Newsletter

E receba em 1a. mão as novidades do nosso blog