Esteja preparado para ter sucesso com a gestão tributária

Esteja preparado para ter sucesso com a gestão tributária

gestao-tributaria

Planeje, diminua riscos e gastos, lucre. Entenda o que a gestão tributária propicia para o seu negócio.

gestao-tributaria
gestão tributária

Planejar está relacionado a bem preparar, organizar e estruturar determinado negócio. Sem dúvidas, planejamento é expressão direta do sucesso empresarial.

Qualquer empresa que deseje entrar no mercado e alcançar lugar de destaque deve planejar. Ou seja, empresa que almeja crescimento obrigatoriamente tem que possuir um ótimo planejamento.

Essa visão pode e deve ser incorporada por qualquer tipo de empresa que pretenda ser lucrativa, independentemente do porte.

Sabendo-se que o Brasil possui uma carga tributária bastante elevada e que influencia diretamente na produção e consumo de bens e serviços, decorre daí outro benefício de um bom planejamento, que é a possibilidade de amenizar impactos gerados por grandes cargas tributárias.

 

Como funciona este planejamento?

A gestão não inclui somente precificação do produto, análise do público-alvo, táticas comerciais e de marketing. Abrange também a gestão das operações que tenham consequências fiscais e como reduzir a carga de tributos recolhidos.

Dessa forma, é importante poder contar com um profissional que tenha conhecimento suficiente para auxiliar nessa importante função do universo corporativo.

Por ter conhecimento detalhado na área, o consultor tributário poderá identificar problemas e criar táticas que permitam um maior controle da incidência de tributos, permitindo-se reduzir ou mesmo evitar a necessidade de pagar mais do que é devido.

Não existe apenas um caminho para uma boa gestão. Cada empresa tem suas peculiaridades, devendo sempre ser analisado o caso concreto, as características de cada empresa para traçar o melhor caminho a seguir.

 

Faça um planejamento com auxílio de uma assessoria jurídica

Sem dúvidas, o motivo do fracasso de muitas empresas no mercado são as cargas tributárias absurdas e a falta de planejamento, uma vez que empresas sem lucros por longos períodos não conseguem sobressair.

Portanto, a gestão tributária é um importante caminho para se alcançar economia, evitar gastos desnecessários e consequentemente atingir o tão almejado lucro, combustível que impulsiona qualquer negócio.

Veja então que um bom planejamento da carga tributária é de suma importância para o crescimento saudável da empresa.

gestao-tributaria
gestão tributária

Vale ressaltar ainda que a assessoria jurídica empresarial possui quatro pilares fundamentais. São eles: o direito civil, que trata de contratos; o direito societário, que cuida das relações entre os sócios e as normas da empresa; o direito do trabalho, que regula as relações com os empregados;  e o direito tributário, que trata das relações da empresa com o Fisco.

Nesse momento, chamaremos atenção para o pilar do direito tributário. Em síntese, o direito tributário abrange o conjunto de leis que cuidam da criação de tributos e da forma como serão constituídos os créditos provenientes da obrigação fiscal de pagar. Abrange também as obrigações acessórias (como a escrituração de livros contábeis) e a cobrança, arrecadação e destinação das receitas para cada ente, visando atender ao interesse público.

Considerando que a legislação tributária traz uma série de obrigações para os contribuintes, é de suma importância que este esteja sempre atento às mudanças legislativas. Assim, o contribuinte pode avaliar as exigências fiscais e identificar possíveis arbitrariedades cometidas pelo Fisco.

Um bom consultor tributarista não será responsável apenas por elaborar defesas em processos de natureza fiscal. Esse profissional também dever ajudar na identificação e prevenção de problemas no cumprimento da legislação tributária e, com isso, diminuir os riscos de que a empresa seja eventualmente autuada pelo Fisco.

Veja que o pagamento de tributos constitui uma parcela significativa dos custos da empresa. Logo, a correta gestão de tributos é um fator determinante para aumentar o fluxo de caixa e sobressair no mercado.

 

E se eu não fizer o planejamento?

A má gestão da empresa, desprovida de um acompanhamento devido da legislação tributária, pode gerar erros no momento da contabilização dos bens ou de qualquer outra operação corporativa.

E tais erros, por menores que pareçam, podem gerar cobranças fiscais de valores elevados se não forem retificados a tempo.

Vamos fazer aqui um paralelo com o seu carro: a cada 5.000km ou 10.000km (ou de tempos em tempos) você precisa levá-lo à oficina para a troca de óleo, outros fluídos, verificação das pastilhas de freio etc.

E o que acontece se você não fizer? Pode ser que rode 100.000km sem nenhum problema. Mas também pode fundir o motor – e aí o custo de reparação é muito maior do que se as revisões tivessem sido feitas.

Com a empresa acontece a mesma coisa: se o empresário não planeja a questão tributária, pode ser que ele rode o negócio por anos a fio sem problemas. Mas também pode ocorrer de problemas fiscais levarem a empresa à falência…

Por isso é tão importante uma boa gestão tributária, para se precaver contra problemas que podem prejudicar o patrimônio da empresa.

A verdade é que o Fisco também não está isento de cometer erros. Se o contribuinte não detectar cálculos errados, descontos indevidos, ilegalidades processuais ou outras impropriedades quaisquer, a empresa sofrerá o prejuízo.

 

Planejamento = aumento de lucros

Assim, uma empresa com um bom planejamento e uma boa estrutura tributária aumentará seus lucros cada vez mais, uma vez que não será surpreendida com cobranças exorbitantes e/ou desnecessárias do fisco e aproveitará cada oportunidade que tiver de reduzir custos com tributos.

Logo, com a grande carga tributária existente no nosso país, a correta administração dos tributos é medida fundamental para a empresa sobreviver no mercado.

Por isso, uma boa gestão tributária é sinônimo de melhor preparo, organização e aumento de lucros, uma vez que o montante economizado se reverte em benefício e crescimento para a empresa.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

 

Você Tem Uma Dúvida Específica em Sua Empresa?
Pergunte para a Gente, É Grátis:

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!