Atinja os objetivos da sua empresa com a assessoria jurídica empresarial

Atinja os objetivos da sua empresa com a assessoria jurídica empresarial

assessoria jurídica empresarial

Você sabe a importância do planejamento para a sua empresa? Surpreenda-se ao ver como a assessoria jurídica empresarial pode evitar dores de cabeça.

Veja como uma assessoria jurídica empresarial pode ajudar seu negócio

Todo negócio está sujeito a riscos, os quais podem ser maiores quando não há planejamento adequado. Assim, para um negócio ter maiores chances de atingir o seu objetivo, recomenda-se o suporte de uma assessoria jurídica.

Os empresários passam por diversas dificuldades na administração da empresa, contra as quais devem se precaver, a fim de evitar transtornos posteriores. São exemplos de situações problemáticas na gestão empresarial situações como, por exemplo, a admissão de funcionário e questões trabalhistas, comunicação com clientes, elaboração de contratos com segurança, inadimplências, etc.

Diante disso, empresas, no geral, precisam de uma análise jurídica abrangente, considerando as questões societária, trabalhista, tributária e cível, visando resguardar seu patrimônio.

Devido à existência de um mercado cada vez mais competitivo, é importante monitorar e tentar antever os problemas de uma empresa. Por certo, a melhor alternativa é prever os riscos e neutralizá-los antes de se concretizarem. É a aplicação do princípio de que é “melhor prevenir do que remediar”.

Dessa forma, uma boa assessoria jurídica empresarial ganha destaque, visto ser uma fonte de segurança para as empresas. Esse serviço possibilita à empresa se prevenir contra penalidades nas mais diversas áreas.

Em quais áreas a consultoria pode auxiliar?

A assessoria jurídica empresarial busca auxiliar o empresário de diversas formas, por exemplo:

  • Consulta/orientação cotidiana, oferecendo subsídios ao empresário para esclarecer e/ou decidir a respeito de determinada questão.
  • Análise e elaboração de riscos contratuais, proporcionando maior segurança.
  • Elaboração/análise/execução dos contratos, com mapeamento dos riscos contratuais.
  • Auxílio na elaboração de estratégias negociais, resguardando a segurança jurídica.
  • Elaboração de defesas administrativas e judiciais.
  • Revisão de procedimentos tributários e auxílio em planejamento.
  • Contato direto e permanente com o advogado na mensuração de riscos jurídicos.

Prevenir é melhor que remediar!

Um empresário bem auxiliado está menos suscetível a riscos, pois conta com uma análise detalhada do seu negócio, tomando decisões com maior potencial assertivo. Indubitavelmente, a antecipação de riscos é a característica que mais se destaca na assessoria jurídica empresarial.

Evitar problemas custa bem menos do que solucioná-los. Portanto, assessoria jurídica empresarial é o caminho para melhor gerenciar os custos e problemas das empresas, pois traz ao empresário comodidade, segurança e, em última instância, economia.

Com base no exposto, conclui-se que a assessoria jurídica empresarial, por ser em sua essência preventiva e consultiva, é um investimento e não uma despesa, uma vez que ela ajuda o empresário a pavimentar um caminho mais seguro em direção ao lucro e ao sucesso.

Visto isso, é importante também entender:

Por que minha empresa deveria contratar um serviço mensal de assessoria jurídica empresarial?

Toda empresa cotidianamente se depara com a necessidade de assessoria no campo jurídico, seja por ter sido acionada na Justiça por algum devedor ou ex-funcionário, seja por necessitar ajuizar alguma ação visando à cobrança de alguma dívida, ao ressarcimento de um serviço mal feito ou defender-se de uma cobrança fiscal indevida. E se não for por problemas concretos, existe a necessidade de atuação preventiva que, como visto, é bem menos onerosa.

Enfim, os motivos são os mais variados.

Talvez, muitos empresários se perguntem se realmente há necessidade de uma assessoria jurídica externa ou se tal assessoria jurídica não pode ser perfeitamente exercida internamente.

Todavia, a assessoria jurídica interna demanda a contratação de profissionais que, na maioria das vezes, atuam genericamente, possuindo vínculo empregatício. Isso implica encargos trabalhistas e, consequentemente, aumento de custos para a empresa. Além disso, um mesmo advogado não consegue ter especialização em diversas áreas da empresa.

O mesmo não acontece quando se contrata um serviço terceirizado de assessoria jurídica.

Dependendo da necessidade da empresa, esse serviço pode ser eventual. Ou seja, pode ser que a empresa necessite apenas para um ou outro caso específico.

A assessoria mensal é mais vantajosa?

É importante ressaltar que uma assessoria mensal acaba se tornando mais vantajosa – isto é – provendo uma melhor relação custo-benefício para a empresa. Sempre que precisar, a empresa poderá contar com a orientação de advogados em várias áreas do Direito. Assim, poderá ter maior controle de prazos legais, sem se preocupar com encargos trabalhistas.

Uma assessoria exercida por escritório de advocacia não possui custo de implantação, funcionando como um braço da empresa, apto a contribuir para o resultado positivo das demandas e a proporcionar a comodidade de um apoio confiável, prestado por profissionais capacitados.

A assessoria jurídica mensal realizada por escritório externo, em regra, dispõe de conhecimentos prévios devido à vivência de outras empresas, o que acaba por evitar inúmeros problemas. Esse serviço qualificado traz sustentabilidade processual e otimização do tempo, permitindo que o cliente se dedique prioritariamente aos propósitos do negócio, com segurança e tranquilidade.

E qual a diferença para a assessoria não mensal?

A assessoria jurídica exercida esporadicamente não atinge a mesma eficiência e segurança da exercida mensalmente, uma vez que possui uma relação mais distante com a empresa, atuando em assuntos pontuais e muitas vezes de maneira apenas reativa, não possuindo a natureza preventiva da assessoria mensal.

Além disso, o custo de contratação de serviços eventuais é muito maior pois na formação do preço são incluídos o custo-disponibilidade dos advogados e, ainda, o tempo de integração entre o escritório e o cliente. A previsibilidade da assessoria jurídica mensal permite uma maior proximidade entre as partes e isso gera uma maior efetividade e reduz o preço dos serviços.

Logo, considerando as diversas demandas de natureza jurídica existentes diariamente em uma empresa, o contrato de prestação mensal de serviços advocatícios é imperioso.

Assim, cabe destacar algumas atribuições que podem e devem ser exercidas por um escritório de advocacia:

  • Analisar a possibilidade da abertura de uma empresa;
  • Propor ações judiciais;
  • Interpor recursos, na esfera administrativa ou perante tribunais;
  • Acompanhar processos judiciais/administrativos;
  • Elaborar e/ou analisar contratos;
  • Analisar negócios;
  • Prestar consultas;
  • Emitir relatórios;
  • Auxílio ao empresário no pensamento estratégico do seu negócio, prevenindo riscos e evitando erros.

 

A verdade é que há inúmeras questões na rotina empresarial que demandam a orientação de um profissional com conhecimentos técnicos jurídicos e que seja capaz de propiciar o embasamento necessário ao empresário na tomada de decisões mais assertivas e, assim, evitar possíveis transtornos no futuro.

Nesse contexto, é inegável a importância de uma boa assessoria jurídica mensal para a saúde financeira e organizacional da empresa. Assim, é possível não só remediar problemas como também prevenir sua ocorrência, sem que a empresa tenha que se preocupar constantemente com a contratação de advogados para cada demanda individual ou com os encargos trabalhistas necessários para a contratação de um corpo jurídico interno.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

Para uma melhor experiência em nosso site,

por favor responda apenas a 2 perguntas:

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!