Escritório de advocacia empresarial: 3 razões para terceirizar o seu jurídico

Escritório de advocacia empresarial: 3 razões para terceirizar o seu jurídico

escritorio-de-advocacia-empresarial

A maioria das empresas estão partindo para a contratação de um escritório de advocacia empresarial ao invés de internalizar este custo. Entenda as vantagens e compare os custos.

Terceirização do escritório de advocacia empresarial

Muitas empresas optam por terceirizar seus serviços jurídicos. Os principais motivos são: a redução de custos com estrutura, pessoal e tecnologia, a busca de um serviço especializado e uma maior eficiência na execução de determinadas tarefas.

Algumas companhias, no entanto, ainda têm dúvidas se terceirizar o setor jurídico é o melhor caminho.

É importante levar em consideração alguns aspectos ao decidir ter um jurídico próprio ou terceirizar.

Os advogados que atuam dentro de uma empresa devem ser extremamente versáteis no exercício de sua profissão.

Isso significa que, em um mesmo dia, esses profissionais terão de lidar com questões de várias áreas do direito.

Encontrar profissionais com esse perfil é difícil, já que os advogados tendem a se especializar em uma ou duas áreas.

Este texto irá demonstrar algumas razões pelas quais contratar um escritório de advocacia empresarial pode ser muito vantajoso para a sua empresa.

Motivo 1: Redução de custos e redução da capacidade ociosa em um escritório de advocacia empresarial

Em uma época em que todas as empresas estão cortando custos, é fundamental ter em mente que um jurídico interno, apesar de trazer algumas vantagens como por exemplo a disponibilidade integral dos advogados, é muito oneroso para a empresa. Basta uma simples pergunta: qual é o grande vilão do empresário brasileiro? É claro que você pensou na carga tributária e/ou encargos trabalhistas.

Advém daí o primeiro motivo para optar por um escritório de advocacia empresarial. A primeira grande vantagem é a eliminação de gastos tributários vinculados à folha salarial. Com isso, a sua empresa não arcará mais com a contratação por regime celetista de um advogado, mas sim com a prestação de serviços jurídicos diretamente de um escritório de advocacia empresarial.

E, em tempos de crise, toda economia é bemvinda para uma empresa.

Comparação de custos

Muito se discute sobre as diferenças e os custos entre contratar um departamento jurídico interno ou um terceirizado. Entretanto, para fazer essa análise, existem muitos fatores que precisam ser avaliados.

O custo e as vantagens da modalidade de trabalho escolhida irão variar de acordo com a realidade e com a necessidade de cada contratante e existem várias formas de fazer a comparação, quais sejam:

Custos com salários

É importante observar o piso salarial da categoria na sua região e somar outros pagamentos de natureza salarial, como horas extras e noturnas, prêmios, moradia, auxílio combustível, entre outros.

Encargos Sociais

O pagamento de salário implica outras obrigações, conhecidas como encargos sociais.

Custos com Insumos

Além dos salários e dos encargos, existem outros itens obrigatórios que devem ser observados em sua maioria, tais como plano de saúde, cursos, tíquete alimentação, vale transporte, etc.

Gestão da Mão de Obra

Para que se obtenha o melhor de cada colaborador e para que o serviço seja executado da melhor maneira possível, faz-se necessária uma gestão eficiente por um profissional ou empresa qualificada que se encarregue pela folha de pagamento, pelos contracheques, pelas folhas de ponto, pelas fichas de registro, pela organização de documentos e arquivos, dentre outros.

Outros custos

O empregador é responsável pela programação das substituições no caso de faltas, licenças médicas e férias. Ao demitir um empregado, o contratante pode optar por indenizar o aviso prévio, de acordo com as circunstâncias e com a previsão legal.

Além disso, é preciso considerar a questão da demissão de um empregado que é contratado há muitos anos. Em alguns casos, por algum descuido na gestão, a empresa pode não possuir dinheiro em caixa o suficiente para arcar com as obrigações trabalhistas.

Dessa forma, o empregador se vê obrigado a manter um trabalhador que pode não estar correspondendo às necessidades e causando prejuízos, o que não é interessante para a empresa. Esse problema pode ser eliminado quando se terceiriza esse trabalho, valendo a pena ao empresário optar por esse tipo de serviço.

Além disso, existe a questão de controladoria de processos jurídicos que representa aproximadamente 40% do custo, o que inclui sistemas de gestão, controles de prazos, elaboração de relatórios internos, entre outras funções de background.

Motivo 2: Maior número de especialidades em um escritório de advocacia empresarial

Assim como a maioria das profissões, a advocacia se divide em diversos ramos, sendo que a sua empresa precisa solucionar problemas em mais de um deles.

Um escritório de advocacia empresarial pode lhe proporcionar diversos profissionais pelo mesmo custo, na medida em que sua empresa apresente uma demanda em determinada área.

Por mais qualificado que seja o seu profissional, o fato é que toda especialidade demanda estudo e, mesmo que um advogado consiga absorver todos os conhecimentos necessários, o gasto de tempo com a gestão do conhecimento acaba prejudicando a sua atualização e a qualidade do serviço.

Aqui em nosso escritório temos clientes que possuem demandas nas mais diversas e distantes áreas, como tributário e marcas e patentes, civil e societário, criminal e planejamento sucessório. Já pensou ter que contratar um advogado para lhe auxiliar em cada uma dessas áreas tão distantes umas das outras?

Aí entra a vantagem de ter um escritório terceirizado, pois você tem, em um único local, todas essas especialidades e isso lhe ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Por mais que o advogado interno se empenhe para estar tecnicamente atualizado – em um país que cria diversas novas normas todo mês, ter a assessoria de um corpo jurídico multidisciplinar torna-se fundamental. Ademais, dentro dos escritórios de full service, são adotadas, cada vez mais, equipes especializadas nas questões da advocacia empresarial e isso tem sido fundamental no apoio às empresas no enfrentamento das demandas que se apresentam em crescente volume.

Motivo 3: Melhoria nos níveis de eficiência

A adoção de uma atuação conjunta baseada na troca de experiências e na complementação de expertises, com vistas ao fornecimento de mão de obra qualificada, é um suporte cada vez mais necessário aos departamentos jurídicos de grandes e de médias empresas, notadamente para o atendimento do crescente volume de demandas judiciais de toda empresa.

Para as empresas de menor porte, então, agir de outra forma passa a ser impensável já que é por limitações de orçamento é absolutamente inviável contratar mais de 1 profissional dedicado, imagine então contratar vários!

Neste aspecto, a sinergia criada por advogados de áreas distintas do direito são fundamentais para o sucesso de uma estratégia jurídica bem estruturada.

Não são raras as vezes que uma solução tributária precisa de apoio da área cível ou societária – ou mesmo da criminal. A sinergia gerada por áreas multidisciplinares gera soluções mais eficientes e menos onerosas para nossos clientes.

Conclusão

Sem uma base de apoio jurídico é muito difícil empreender no Brasil.

As normas legais são muitas e são complexas. Um descuido e a empresa pode passar da prosperidade à falência.

Contar com um advogado auxiliando faz toda a diferença entre o fracasso e sucesso do empreendimento.

Se a sua empresa ainda não possui demanda de serviço que justifique a contratação em tempo integral de todos os profissionais jurídicos, a contratação de um escritório de advocacia empresarial é, sem dúvidas, a melhor alternativa.

Esperamos você tenha esclarecido suas principais dúvidas a respeito deste assunto e por isso separamos outros textos que talvez possam lhe interessar:


Gostou desse artigo? Receba as novidades mais recentes para reduzir seus riscos jurídicos informando seu email abaixo:

Você Tem Uma Dúvida Específica?
Pergunte para a Gente, É Grátis:

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato agora!

Junte-se a 3.247 Inscritos em Nossa Newsletter

E receba em 1a. mão as novidades do nosso blog